Aeroporto de Faro totalmente renovado até 2017

Publicado: Aeroporto de Faro totalmente renovado até 2017

Em 2011 tiveram inicio as tão esperadas obras de renovação do aeroporto de Faro. O objetivo da obra é aumentar a capacidade de resposta do aeroporto. Passar dos atuais 22 estacionamentos de aeronaves para 33, aumentar a capacidade de processar 24 voos e 2400 passageiros por hora para 30 voos e 3000 passageiros por hora. Em termos anuais o objetivo é passar dos atuais 6 milhões de passageiros para os 8 milhões.

Em 2015 terminaram as obras da primeira fase que consistiram na renovação dos acessos ao terminal, parques de estacionamento e coberturas exteriores de apoio às chegadas e partidas. A conclusão dos parques de estacionamento e arruamentos permite agora que os vários tipos de profissionais tenham zonas adequadas ao funcionamento da sua atividade. Quanto aos privados, estes têm novas regras de circulação e de estacionamento, nomeadamente o novo método “Kiss & Fly” para deixar e apanhar passageiros.

No outono de 2015 tiveram inicio as obras da segunda fase que consiste na ampliação do terminal. A empreitada está a cargo da construtora nacional Mota Engil e está estimada em 32.8 milhões de euros. A sua conclusão está prevista para a primavera de 2017.

O que vai mudar?

  • ampliação do terminal de 81 200 m2 para 93 120 m2
  • maior área pública e maiores áreas operacionais
  • ampliação e revitalização das áreas de comércio e restauração
  • maior capacidade no processamento de passageiros através dos sistemas de controlo de segurança e sistemas de controlo de passaportes
  • arquitetura moderna
  • melhor integração do terminal com as obras resultantes da fase 1