Usamos cookies para otimizar a sua experiência e analisar tráfego. Ao usar este site você concorda com nossa política de cookies

Aeroporto de Faro Chegadas e partidas

Acompanhe em tempo real a previsão de horário dos voos de partida e chegada no aeroporto de Faro. Informação sobre o terminal do aeroporto para os passageiros que chegam ou partem de Faro e resumo das opções de transporte para sair e chegar ao aeroporto.

Placard de chegadas e partidas
Ryanair
easyJet
Jet2.com
Aer Lingus
British Airways
Eurowings
Lufthansa
Transavia
TAP

Procura voos de ou para o aeroporto de Faro? Encontre as melhores ofertas de voos para as datas desejadas. Comparação de preços entre companhias aéreas, operadores e opções de rota. Reserva online de bilhetes para qualquer parte do do mundo. Ajudamos-lhe a planear a sua viagem.

Pesquisar bilhetes

Compare fornecedores de aluguer de carros no aeroporto e reserve online. Evite tempos de espera e garanta preços mais baixos.

Avis
Europcar
Hertz
Sixt
Budget
Payless
Enterprise
Alamo
Dollar
Goldcar
Thrifty
National

Transporte privado entre o aeroporto e o seu hotel. Transfers para grupos pequenos ou grandes de passageiros. Serviço meet&greet.

Car
Minivan
Minibus
Bus

As melhores ofertas da época para hotéis na zona de Faro e no resto do Algarve. Compare preços para as datas desejadas e reserve online.

Estacionamento low cost de longa duração:

  • apenas 5 Km do aeroporto (shuttle incluído)
    localização e direções »
  • transporte entre parque e aeroporto incluído
  • não requer depósito
  • seguro incluído
  • fornecedor: Park&Fly

Horário dos voos - chegadas e partidas

Tabelas com a previsão das horas das partidas e chegadas no aeroporto de Faro para o presente dia. Selecione o intervalo de tempo em que pretende visualizar os voos, utilizando a caixa de seleção "Time Period" (período de tempo) que se encontra dividida em 8 períodos de 3 horas cada.

Nota: as horas indicadas correspondem à hora local de Portugal - GMT +0:00 / UTC +0.


Terminal do aeroporto

O aeroporto de Faro é composto apenas por um terminal com 68 500 m2 que opera em simultâneo as chegadas e as partidas - em 2014 circularam pelo terminal mais de 6 milhões de passageiros.

Possui 36 portas de embarque, 6 das quais com mangas diretas até ao avião. Entre chegadas e partidas, o aeroporto é capaz de processar 24 voos e 2 400 passageiros por hora. Existem atualmente 22 lugares de estacionamento para aeronaves, estando previsto o aumento deste número para 33 lugares, através das novas obras de melhoramento da pista e infraestruturas já iniciadas em 2013.

Nos próximos quatro anos pretende-se aumentar a capacidade de resposta para 30 voos e 3 000 passageiros por hora, o que permitirá ao aeroporto de Faro processar 8 milhões de passageiros anualmente.

Planta geral do terminal

A figura seguinte ilustra de uma forma geral a localização das principais áreas do exterior e interior do terminal para facilitar a orientação dos passageiros e visitantes no aeroporto de Faro. As partes coloridas indicam as zonas dentro do terminal de acordo com a respetiva função. As partes a cinzento escuro representam os parques de estacionamento no exterior do terminal.

Planta do terminal
Esquema do terminal no aeroporto de Faro.
  • Área de acesso público
  • Balcões de check-in
  • Área internacional
  • Recolha de bagagem e serviços alfandegários
  • Zona de chegadas e receção de passageiros

Facilidades e serviços

Nas instalações do aeroporto de Faro, os passageiros têm acesso a um conjunto de comodidades no interior do terminal para apoiar as suas partidas e chegadas no aeroporto:

Acesso à Internet

O aeroporto de Faro está equipado com uma rede wi-fi com cobertura em todo o terminal de modo a facilitar internet gratuita a todos os passageiros. Anterior a junho 2015 o acesso à internet estava limitado, requerendo pagamentos para acessos prolongados. A partir do verão 2015 o acesso à internet foi simplificado, sendo agora de livre acesso e por tempo indeterminado. O processo de conexão é simples e rápido, apenas terá de preencher um pequeno formulário:

  1. Ligue o seu dispositivo wi-fi à rede “_VINCI Airports wifi”
  2. Abra o seu navegador favorito e aceda a uma qualquer página
  3. Será encaminho para uma página de registo
  4. Preencha os dados requisitados no formulário e submeta para iniciar a ligação

Área de acesso público e balcões de check-in

A orientação nesta área - zona verde na planta do terminal - é simples devido à sua forma de corredor em "L". Com cerca de 7 500 m2, todas as entradas e saídas do terminal encontram-se ao longo do topo norte. Na parte nascente encontra-se a zona das chegadas e na parte poente a das partidas, com 60 balcões de check-in e uma zona específica para despachar bagagem não normalizada. Ao longo da área pública encontram-se também balcões de representação, informações, postos de câmbio e outros serviços normalmente presentes em aeroportos. Estão disponíveis vários cafés, lojas de jornais, revistas e souvenirs para aproveitar o tempo de espera.

Terminal - área de acesso público
Área de acesso público no terminal - corredor amplo contínuo entre as zonas de partidas e chegadas
Terminal - balcões de check-in
Balcões de check-in na zona das partidas no terminal do aeroporto de Faro

Área internacional

O acesso a esta área - zona vermelha na planta do terminal - é limitado aos passageiros que já tenham efetuado o check-in e passado pelo controlo de segurança imediatamente a seguir. A área internacional no aeroporto de Faro tem dois andares e ocupa aproximadamente 17 000 m2. No primeiro andar é servida por várias cadeias de restaurantes e lojas internacionais, onde os passageiros poderão aproveitar os tempos de espera. No segundo andar situam-se as salas de embarque com acesso aos "gates" para os aviões.

Terminal - área internacional, lounge
Zona lounge e de comércio na área internacional do aeroporto de Faro
Terminal - área internacional, acesso às portas de embarque
Quiosques de informação e zona de acesso às portas de embarque na área internacional

Lojas

Cafés e restaurantes

Recolha de bagagem e serviços alfandegários

Ao saírem do avião, os passageiros são encaminhados para a área de recolha de bagagem - zona azul na planta do terminal - pelo topo sul, onde passarão primeiro pelo controlo do serviço de estrangeiros e fronteiras. Posteriormente, caso tenham despachado bagagem para o porão, poderão proceder à sua recolha nos vários carroceis de malas, sob a supervisão dos serviços alfandegários no local. Após recolherem as malas, ou simplesmente transitarem com bagagem de mão, os passageiros sairão desta área pelo topo norte, chegando então à zona de chegadas e receção dos viajantes, retratada pela linha amarela na planta do terminal.

Terminal - carrosséis de malas
Zona para a recolha de bagagem no aeroporto de Faro
Terminal - passageiros com malas
Terminal - passageiros com malas

Zona de chegadas e receção de passageiros

A linha amarela - ver planta do terminal - representa o limite de acesso público e local onde a maior parte das pessoas aguarda pela chegada dos seus familiares e amigos. Por aqui passam os milhões de passageiros que visitam anualmente o Algarve e junto a esta linha podemos também observar uma imagem característica dos aeroportos - representantes de transfers, rent-a-cars e operadores turísticos a receber os passageiros, ostentando placas identificativas com os respetivos nomes.

Terminal - zona das chegadas
Zona das chegadas e receção de passageiros, delimitada pela linha amarela
Terminal - portas de acesso à zona das chegadas
Zona das chegadas e receção de passageiros, delimitada pela linha amarela

Sair e chegar - transporte entre o aeroporto

Caso não tenha familiares ou amigos para o receber ou deixar no aeroporto, existem várias hipóteses de transporte terrestre entre aeroporto de Faro: aluguer de veículos, transfers partilhados, transfers privados, táxis regulares e autocarros públicos. Não existe, por enquanto ligação de comboio direta com o aeroporto de Faro.

Aluguer de automóveis - levantamento e devolução

Para proceder ao levantamento de viaturas de aluguer após aterrar no aeroporto de Faro, na zona de chegadas deverá dirigir-se ao balcão de representação da rent-a-car em questão ou ao balcão do parque P4 no exterior, partilhado por várias empresas - confirme no seu voucher de reserva a respetiva indicação. Para regressar ao aeroporto e devolver o seu carro, apanhe a estrada N125 ou a auto-estrada A22 em direção a Faro. Uma vez na zona de Faro, siga as placas indicativas do aeroporto. A devolução de carros é feita no parque de recolhas da respetiva empresa rent-a-car dentro aeroporto. Caso a empresa não tenha parque próprio, a devolução é feita no parque partilhado P4, logo à entrada do aeroporto. Se pretende alugar um carro ou obter mais informações consulte a secção rent-a-car no aeroporto de Faro.

Transfers privados

Caso tenha optado pela reserva de um transfer privado, após sair da zona de recolha de bagagem, procure por um representante segurando uma placa com o seu nome ou o logótipo da empresa de transfers em questão - junto a esta encontrará o seu motorista. Consulte no seu voucher de reserva as instruções para a sua chegada. O serviço de transfers também efetua ligações diretas desde o seu alojamento no Algarve até ao aeroporto. Basta indicar na altura da reserva que também pretende o transfer de retorno, preenchendo a data e hora de recolha desde o seu alojamento. Para mais informações sobre este serviço de transporte privado no Algarve consulte a secção de transfers entre aeroporto de Faro.

Transfers partilhados - shuttle

Existem várias empresas a operar transfers partilhados entre o aeroporto e os principais destinos no Algarve. Este serviço é conhecido por shuttle buses. Este meio de transporte poderá ser mais económico para um ou dois passageiros, no entanto é um transporte consideravelmente mais demorado. As empresas que suportam este serviço juntam passageiros de vários voos e durante o percurso efetuam várias paragens. Muitos destes serviços não param em endereços privados como villas ou apartamentos. Antes de adquirir este serviço leia com atenção os termos e condições tendo em conta o seu destino final.

Táxis

O serviço de táxis no aeroporto de Faro está disponível 24 horas. A zona dos táxis encontra-se logo em frente à saída do terminal, na área das chegadas. Para além do destino, o preço das viagens de táxi entre o aeroporto também varia de acordo com a lotação do veículo requisitado e o horário em que o transporte é efetuado - as tarifas dos táxis estão uniformizadas em todo o país. Para mais informações sobre os táxis no Algarve e obter uma estimativa do preço final desde o aeroporto de Faro até ao seu destino, veja a página sobre o transporte de táxi entre o aeroporto de Faro.

Autocarros públicos

Para sair do aeroporto de Faro de autocarro existem duas paragens no exterior do terminal - uma junto à zona das chegadas e outra junto à das partidas. Apanhe o autocarro do circuito 16 com destino ao terminal rodoviário da cidade de Faro, onde terá ligações para todos os destinos. Para chegar ao aeroporto de autocarro, apanhe o circuito 16 a partir do terminal na baixa da cidade de Faro. Consulte os horários e preços dos bilhetes na secção sobre autocarros no aeroporto de Faro.

Comboios

Atualmente não existe ligação direta de comboio ou metro com o aeroporto. A estação de comboios mais próxima encontra-se a 6 km na baixa da cidade de Faro, junto à estação de autocarros - apanhe um táxi ou o autocarro do circuito 16 para efetuar o percurso entre o aeroporto e a estação de comboios. A partir de Faro poderá apanhar um comboio da linha ferroviária do Algarve que liga a região de uma ponta à outra. Também estão disponíveis comboios que efetuam a ligação com outras zonas do país. Para mais informações consulte a página sobre viajar de comboio a partir de Faro.

Estacionamento

Caso pretenda deixar o seu carro no aeroporto antes de seguir viagem ou se pretende acompanhar alguém até ao terminal antes da partida, existem parques para estacionamentos de longa e curta duração junto ao terminal, apropriados para ambos os cenários. Tanto para deixar ou receber passageiros no aeroporto de Faro, existem dois parques de curta duração - o parque P1 junto à zona das partidas e o parque P2 junto às chegadas. Para quem pretende deixar o automóvel por mais que um dia no aeroporto até ao seu regresso, o parque P3 a cerca de 400 metros do terminal ou a opção Park&Fly a 5 Km (com shuttle incluído) são as melhores opções. Para mais informações e tarifas aplicadas consulte a secção sobre o estacionamento no aeroporto de Faro.


Alojamento perto do aeroporto

Caso necessite de passar a noite nas imediações do aeroporto de Faro, existem hipóteses de alojamento num raio de 2 km - o hotel mais próximo fica situado a 600 metros do terminal. Contudo, a maioria dos hotéis e possibilidades de alojamento encontram-se centro da cidade de Faro a aproximadamente 6 km do aeroporto - ver hotéis e alojamentos na zona de Faro.